sábado, 25 de abril de 2009

Veneza - Dicas

Eu acho que pra quem quer simplesmente conhecer, 3 dias em Veneza bastam.

Eu diria um para conhecer a cidade e comprinhas, um para os museus e as igrejas, um para ir a Murano, Burano, talvez Lido, as ilhas mais afastadas.

Como economia é o meu forte a primeira dica que dou é: compre os passes.

Existe um passe em Veneza que custa 33 euros por dia para o vaporetto, caro mas valido pois usa-se muito, mas existe algo melhor ainda, os passes turisticos que incluem Museus dentre outras vantagens.

O primeiro que vi foi o Hello Venezia, que custa a bagatela de 73 euros e inclui todos os museus de graça, transporte à vontade por 72 horas , "todas as igrejas", 2 tickets diarios para banheiro e mapinha. Carinho mas, a principio, parece razoavel.

Ate o momento em que vc fuça o site e encontra link para outro site, o Venice Connected, onde vc acha um pacote bem parecido: 72 horas de transporte a vontade (onibus + vaporetto), museus, acesso gratuito à internet wi-fii e tickets para toillete, com a vantagem que voce MONTA o seu KIT.


O pulo do gato? E muito mais barato!!

Comprando com antecedencia de pelo menos 15 dias em relaçao a data de sua chegada voce obtem descontos no passe, no valor do transporte e dos museus. As igrejas tem acesso gratuito, voce so paga se quiser subir nas torres, nas cupulas ou visitar o underground. Boring.

O ticket de banheiro e valido, pois banheiro publico e pago e custa 1.50 euro CADA ida ao banheiro, enquanto pelo site, antecipado, vc paga 1 euro por dois passes diarios.

TRANSFER ALILAGUNA: E um barco mais rapido, tipo um catamara que te leva do aerporto ate veneza. Besteira, custa 25 euros, leva uma hora e com o ticket de transporte vc vai de graça, sem pagar extra em igual tempo.

MUSEUS: Os unicos museus que realmente interessam sao o da Praça de Sao Marcos, tres deles integrados e o principal, Palazzo Ducale. O bilhete que pega TODOS os museus custa 16 euros, o que pega somente os da Praça Sao Marcos custa 13 euros e, se vc optar por um ticket que te da acesso somente de tarde vc paga 11 euros.

Eu vi os museus acima citados em uma tarde. Da e sobra, estao longe de ser o Louvre e da para curtir com calma e com 5 euros vc faz bastante coisa vai por mim! :)

Como sou gastadeira fiz o pacote que incluia transporte, o bilhete para todos os museus e o ticket semanal de banheiro que custava 5 euros e paguei, ao todo R$ 45,75 euros, quase 30 euros a menos que aquele outro. Se tivesse pego o ticket vespertino e pego o banheiro apenas para 3 dias teria economizado 7 euros... snif!!

Detalhe: todos os museus e restaurantes tem banheiros BONS, logo, vc nao usa tanto os da rua.

Eu fiquei com 4 tickets sobrando e distribui para colegas.

Pra quem gosta de compras:

1) Se vc quer comprar camisetas, casacos de moleton etc, segura a onde se voce pretende ir a Florença: na Piazza Michelangelo é bem mais em conta: paguei 5 euros em camisetas que custavam entre 9 e 12 euros em Veneza e 10 EUROS num moleton universitario que custava 27 euros em Veneza... sabe o I love Venezia? Pois é...

2) Mascaras: impossivel levar uma so!! Aquelas menorzinhas com guizos, de por na parede custam em media 8 euros e vendem nos ambulantes no meio da rua. mas eles nao sao camelos nao, sao registrados e emitem ticket! E o melhor lugar pra comprar, e alguns fazem 3 por R$ 20 euros, eu barganhei, como sempre... Veneza costuma ser cara mas fora de La cheguei a ver as mesmas por 15 euros! Comerciantes nao gostam de barganhar.

3) Comida: Veneza nao e tao cara quanto eu achava. na beira do Rialto jantei em restaurantes que pediam 15 euros por um Menu Turistico com 3 pratos, mas se vc andar pelas ruelas pode achar coisas incriveis. A melhor pizza da minha vida foi uma delas. E olha que era daquelas de tabuleiro que o cara da uma aquecidinha na hora. Desmancha na boca...

4) Medalha de Murano: pode comprar em Veneza mesmo, em Murano muitas vezes eles metem as maos... a mediana custa uns 8 euros.

Caso va visitar Burano, vale a pena, a ilha e linda, casas coloridas, mas e mais um lugarzinho pra sentar, comer, fazer comprinhas, nada de artistico. Mas va cedo, nao demore, pois e uma hora de Vaporetto ate Veneza de volta.

Agora vou indo. Proxima parada, Florença!

Arrivederci!

4 comentários:

  1. Menina
    Vou passar duas noites em Veneza e me interessei em comprar o passe do Venice Connected (para transporte/museus/wc), mas fiquei com uma dúvida para compra on-line: eles mandam por e-mail? Como validar?
    Seu blog é ótimo! Parabés, viu! E boas viagens!

    ResponderExcluir
  2. todas as suas dicas me ajudaram muito na minha viagem a veneza, vou consultar o site do venice connected pra ver o que encontro de bom pro meu caso pois vou ficar apenas dois dias por lá.
    valeu

    ResponderExcluir
  3. ola

    eu gostaria de savber se e possivel de usar os passes dos barcos Vaporetos para ir de veneza continente para veneza ilha?

    Obrigado.

    Raul Fernandes.

    ResponderExcluir
  4. As dicas são bem legais, mas, para mim não vale (acho?), vou ficar só um dia, o que vc acha que posso conhecer em um dia.Obrigado

    ResponderExcluir